apresentação profissional

Como um profissional deve se apresentar para as pessoas? Você já parou pra pensar nisso?

As primeiras palavras que a gente fala pra alguém que a gente não conhece pode     determinar a maneira que ela vai perceber a gente para o resto da vida.

E  muitas vezes a gente não está preparado para falar a coisa certa, então a gente fala coisa  comum ou qualquer coisa.

Seja você advogado, dentista ,malabarista, desenhista, cada um de nós nos encaixamos em uma categoria que já existe.

Posicionamento, é o que a pessoa pensa sobre você na mente dela e não no mundo externo.

A ARMADILHA DA APRESENTAÇÃO COMUM

Existe uma armadilha , que a maioria dos profissionais caem quando trata-se de apresentar-se à alguém. É a “armadilha do comum”.

Então quando quando alguém pergunta : ” O que você faz?” e você responde: ” Sou Corretor de Imóveis” (por exemplo) , ela automaticamente vai abrir na mente dela uma “caixinha” , e essa caixinha é chamada ” Corretor de Imóveis” e rapidamente eu vai buscar todas as informações sobre esse assunto que ela registrei e ouviu falar no decorrer da vida, e vai também acrescentando novas informações enquanto conversa com você.  Alguma dessas informações podem inclusive ser: ” O quanto um corretor de imóveis cobra”.

Quando nos apresentamos de maneira comum e sem planejamento: “Eu sou corretor de imóveis” as pessoas vão entender de imediato, mas isso pode ser ruim porque quando nos apresentamos pra alguém e usa uma palavra , explicação ou termo que ela já conhece, na cabeça dela, quando eu digo que eu sou corretor,  o que ela pensa na cabeça dela?

“Corretor de Imóvel trabalha desse jeito, se veste desse jeito e cobra tanto.”

E se na cabeça dela ela acha que o Corretor de Imóveis tem que cobrar 1.000 reais de comissão por casa vendida, e você cobra 10.000 reais, quando  você apresenta seu orçamento para ela, o que ela vai achar?

Vai achar que tá caro!!!

Então esse é o risco de você falar : “Oi,  eu  sou corretor, dentista, advogado….tanto faz”

Porque isso é  muito perigoso, porque eu não sei  de onde ela tirou as informações que estão na mente dela, e ela colocou aquela informação lá dentro.

Então, a primeira vez que a gente encontra alguém é  uma ótima oportunidade pra gente poder criar uma nova categoria. 

Não utilize o comum !

A Solução: Apresentação diferenciada e Única!

Você não deve usar uma apresentação, que a pessoa do seu lado poderia usar também: 

A Sugestão é que você se apresente de uma maneira semelhante a essa:

“OI , tudo bom meu nome é Ricardo,  eu sou  especialista em ….. ( e aí você  cria um nome que só você usa )

Porque quando você faz isso, a pessoa vai buscar na biblioteca mental dela, e ela não vai achar a “caixinha’ ,e aí ela vai pensar: “Ok,  já que eu não tenho essa caixinha, o que vou fazer então?”  Ela vai criar uma nova caixinha na mente dela e vai escrever o seu nome nessa caixinha. 

E a partir daí tudo o que você falar ela vai colocar dentro dessa nova caixinha mental,  dessa forma você determina a expectativa que a pessoa vai ter  com relação ao que você faz.

E você passa a ser referência, para que a partir daquele dia, todo mundo que ela conheça vai comparar de acordo com que você passou pra ela.

A melhor resposta que você pode receber depois de ter se apresentado desse jeito único é a seguinte:
” Você faz o quê? Como assim? Me explique melhor sobre isso”

Esse tipo de resposta é o sinal exato de que ela está prestando atenção em você.

E agora você tem a chance de gravar na mente dela a informação que você tiver que passar.

MODELO DE APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL

Tem um MODELO que você pode usar para se apresentar  às pessoas :

Você diz o que você faz, sem  dizer a sua profissão.

O modelo é o seguinte:

Oi eu sou o (seu nome), eu ajudo (seu público alvo) a conseguir ( sonho/desejo/objetivo) sem precisar de (dor muito forte que o público alvo tem).

Por exemplo:

Digamos que eu sou um arquiteto especializado em restaurantes, então ficaria assim:

Eu ajudo (donos de  restaurante), a (ter um restaurante acolhedor que causa uma ótima  boa  impressão) sem o dono (precisar gastar uma montanha de dinheiro ou passar uma dor de cabeça com obras ).


Isso faz sentido pra você amigo leitor?

Faça essa experiência de usar esse modelo de apresentação profissional e veja os resultados na prática. Tem poder quem age!

Quer aprender mais sobre Técnicas de Marketing Vendas e Posicionamento de Mercado? Clique no link abaixo e tenha acesso a todo o nosso conteúdo de forma organizada e direta ao ponto.