Princípios para a Vida e Trabalho

Essa é uma Série de Artigos baseados nos Princípios ensinados por Ray Dalio.

 

Introdução aos Princípios

Uma das coisas mais importantes que precisamos entender é que devemos abordar a vida com base em princípios que vão nos ajudar a descobrir o que é certo e como devemos proceder a respeito disso.

Os Princípios que serão mencionados nesta série ajudaram Ray Dalio e outras pessoas a serem bem sucedidas na vida e no trabalho. Cabe a você decidir quão valiosos eles realmente são e, se for o caso, como deseja aplicá-los.

Princípios são verdades fundamentais que servem como base para um comportamento que proverá aquilo que você deseja da vida. Eles podem ser aplicados repetidamente em situações similares para ajudá-lo a conquistar seus objetivos.

Todos os dias somos , bombardeados por situações que exigem um posicionamento. Sem princípios, seríamos forçados a reagir a tudo que a vida joga sobre nós individualmente, como se vivenciássemos cada situação pela primeira vez. 

Porém, se classificarmos essas situações em categorias e dispusermos de bons princípios para lidar com elas, seremos capazes de tomar decisões adequadas mais rapidamente e, como resultado, melhorar nossa qualidade de vida. 

Ter um bom conjunto de princípios é como ter uma boa coleção de receitas para o sucesso. Em busca do êxito, todas as pessoas bem sucedidas agem segundo princípios, embora eles variem enormemente de acordo com o indivíduo e com a área que escolheram ter suas conquistas.

Ser uma pessoa de princípios significa agir de maneira consistente com esses princípios, que, por sua vez, precisam ser bem fundamentados. Infelizmente, a maioria não consegue realizar isso. E é bastante raro alguém colocar seus princípios no papel e compartilhá-los. 

Imagine só se pudéssemos conhecer os princípios que guiaram Albert Einstein, Steve Jobs, Winston Churchill, Leonardo da Vinci, etc…, para entender claramente quais eram seus objetivos, como os conquistaram, e poder comparar suas diferentes abordagens.

E se você soubesse quais os princípios são mais importantes para os políticos que querem seu voto e para todos aqueles cujas decisões afetam minha vida. Será que temos princípios em comum nos unindo? Ou temos princípios conflitantes, que nos dividem? Quais são eles?

Sejamos diretos: vivemos um tempo em que é especialmente importante que sejamos claros a respeito dos princípios que nos guiam.

Espero que essa série de artigos estimule você a descobrir seus próprios princípios nas fontes que julgar mais adequadas e que, em um cenário ideal, você os coloque no papel. Fazer isso trará bastante clareza sobre quais são os seus princípios e te ajudará a se compreender melhor. Além disso vai permitir que você refine esses princípios à medida que se deparar com novas experiências e que reflita a respeito deles. Isso o auxiliará a tomar decisões melhores e a ser bem mais compreendido. 

Próximo Artigo => ESTABELECENDO SEUS PRINCÍPIOS